1 min de leitura

Intercessão dos Santos: O Olhar de Cristo Sobre Aqueles que lhe Clamam: 

A natureza humana, mesmo elevada à santidade para viver com Cristo, não alcança a onisciência, pois este é um atributo exclusivamente divino, assim como a vida eterna. No entanto, Deus, em Sua soberana vontade, compartilha conosco a vida eterna e permite que Seus santos, já unidos a Ele, saibam quando são lembrados e solicitados como intercessores. Essa capacidade dos santos de nos ouvir não é uma onisciência limitada, mas um dom concedido por Cristo. Eles não são independentes, mas agem como membros de um só Corpo, do qual Cristo é a Cabeça. Como a videira e seus ramos, os santos permanecem em Cristo, e é d'Ele que provêm todo o conhecimento e poder que demonstram, pois, como afirma a Escritura:

  • "Nós, embora muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro." (Romanos 4, 5)
  • "CRISTO É O CHEFE DA IGREJA, SEU CORPO, DA QUAL ELE É O SALVADOR." (Efésios 5: 23)
  • "Eu sou a videira; vós, os ramos. QUEM PERMANECER EM MIM E EU NELE, DÁ MUITO FRUTO PORQUE SEM MIM NADA PODEIS FAZER." (S. João 15: 5)

Essa união com Cristo, descrita nas Escrituras, é a chave para compreender a intercessão. A Igreja em sua Autoridade ensina desde os tempos primitivos que:

  • "A ligação dos santos, alcançada na fé que nos torna membros do corpo de Cristo não se extingue com a morte física; ao contrário, sobrevive de modo definitivo à medida que os santos trocam este corpo natural pelo corpo de Cristo, até o dia da ressurreição da carne." (IRINEU. Santo. Livro 1, p. 64, Contra as Heresias, anos 120-180)

O conhecimento dos santos é, portanto, uma "ciência superior à natureza", como ensina Santo Tomás de Aquino, que não se alcança por esforço humano, mas pela visão divina. É um dom que Deus preparou para aqueles que O amam, permitindo que eles atuem como nossos vigilantes e intercessores, cumprindo o desígnio do Altíssimo. As Escrituras confirmam esse dom:

  • "AS COISAS QUE O OLHO NÃO VIU, E O OUVIDO NÃO OUVIU, E NÃO SUBIRAM AO CORAÇÃO DO HOMEM, SÃO AS COISAS QUE DEUS PREPAROU PARA OS QUE O AMAM." (1 Coríntios 2: 9)
  • "NAS VISÕES DE MEU ESPÍRITO, QUANDO NO MEU LEITO, VI UM SANTO VIGILANTE QUE DESCIA DO CÉU. ESTA SENTENÇA É UM DECRETO DOS VIGILANTES, ESTA RESOLUÇÃO É UMA ORDEM DOS SANTOS, A FIM DE QUE OS VIVOS SAIBAM QUE O ALTÍSSIMO DOMINA SOBRE A REALIDADE HUMANA, E A CONFERE A QUEM LHE APRAZ E PODE ELEVAR ATÉ MESMO AOS MAIS MISERÁVEL DOS MORTAIS." (Daniel 4, 17)



Comentários
* O e-mail não será publicado no site.