1 min de leitura

Sim, afé tem como propósito o conhecimento existencial do ser humano em DeusEsse conhecimento, que explica por que existimos e o que Deus quer de nós, encontra-se além do que se pode captar pelos sentidos físicos ou explicar pela lógica científica. O ser humano conhece e vê no limite de sua natureza. Logo, precisa da Ciência Divina para reconhecer as realidades que transcendem sua inteligência. A fé está no conhecimento das ideias, ações e normas que nos permitem compreender Deus através de Jesus Cristo. Para tanto, o Espírito Santo nos concede a fé, capacitando-nos a crer numa realidade não captada pelos sentidos, nem totalmente compreendida pela razão, mas que se revelou em uma Pessoa: Jesus Cristo. 

"NINGUÉM PODE DIZER 'JESUS É SENHOR' A NÃO SER NO ESPÍRITO SANTO." (1 Coríntios 12, 3)

 O Catecismo ensina que o conhecimento do Pai é o Filho, e o conhecimento do Filho se faz pelo Espírito Santo. (CATECISMO §§ 683-1.065) 


  • Se o Conhecimento Adquirido Não Se Perde, Então a Fé Não Pode Ser Perdida?

 R: Não. A fé pode ser perdida porque o conhecimento intelectual não garante a obediência prática. Podemos negar na prática tudo que aprendemos na teoria. Nesse sentido, o conhecimento é abandonado, perdido e se torna inútil. É na ação que a verdade se consolida: 

"(...) É NA PRÁTICA QUE TODO CONHECIMENTO SE NUTRE, CRESCE E É LEVADO À PERFEIÇÃO." (Aristóteles. De Anima. 1, 14)

 Portanto, crer não se limita ao conhecimento intelectual de Deus, mas em colocar na dinâmica das nossas ações habituais esse conhecimento, para que vivamos na Sua vontade, a qual Se tornou conhecida pela fé. É exigido do que tem fé que viva conforme o que se crê: “(...) O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ." (Romanos 1, 17).Somente nossos hábitos e ações nos fazem persistir na fé, a qual pode ser perdida quando é negada. E a negamos quando não consentimos em agir de acordo com seus preceitos, ou quando agimos em contrário: 

"SEDE CUMPRIDORES DA PALAVRA E NÃO APENAS OUVINTES; ISTO EQUIVALERIA A ENGANARDES A VÓS MESMOS." (S. Tiago 1, 22)




Comentários
* O e-mail não será publicado no site.