R: A Caridade é o Amor Benfeitor (Ágape), que se manifesta ao colocar nossas vidas à disposição daqueles a quem queremos o Bem. É a essência do amor cristão, que não se contenta apenas em sentimentos ou crenças passivas.São Francisco de Sales afirma:
"A CARIDADE É O AMOR QUE PREVALECE SOBRE TODOS OS OUTROS AMORES." (SALLES. S. Francisco. Livro DO AMOR DE DEUS. vol. 10 par. 7º p. 10)
A Caridade é o bem-querer e o bem-fazer, uma atitude dinâmica que se concretiza na partilha do Bem que recebemos com aqueles que dele necessitam. Jesus Cristo, através de Seu sacrifício, adquiriu por direito e mérito o bem da vida eterna em Sua humanidade para compartilhá-la conosco. Por isso, somente na partilha do Amor Benfeitor nos torna verdadeiramente imitadores de Cristo, conforme Seu mandamento:
"O MEU MANDAMENTO É ESTE, QUE AMEMOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMO." (S. João 15, 12)
Não por acaso, Ele nos ordenou: "se de graça recebemos, de graça devemos partilhar" (S. Mateus 10, 11). Quem retém e guarda o Bem apenas para si, incorre no pecado do egoísmo, tornando-se indigno de possuir o Bem que lhe foi outorgado.
A Caridade é o próprio amor verdadeiro de Deus agindo em nós. Esse Amor é grande demais para se limitar ao indivíduo; é a fé aperfeiçoada no amor que se manifesta em nossa realidade por atos concretos e úteis a Deus e ao próximo.Conforme ensina o Papa Francisco:
"A CARIDADE É O AMOR QUE DESCE, NÃO AQUELE QUE SOBE; É O AMOR QUE DOA, NÃO O QUE TOMA; É O AMOR QUE SE ESCONDE, E NÃO QUE BUSCA APARECER. A CARIDADE É, ENFIM, A MAIOR PROVA DE AMOR, QUE TEM SUA ORIGEM EM DEUS E A ELE SE DIRIGE, E QUE NOS TORNA CAPAZES DE AMÁ-LO, SERMOS SEUS AMIGOS, E QUE NOS PERMITE AMAR O PRÓXIMO COMO DEUS O AMA." (PAPA FRANCISCO. Catequese Teologal sobre Caridade, Praça São Pedro)
A caridade, o Amor Fraterno é a fé que age e move por meio do Amor Divino. Sem caridade e amor, a fé que se diz ter é morta, vazia e deficiente.