Há uma Predestinação Especial para os Eleitos? Sim!
A predestinação é, em primeiro lugar, uma predisposição geral de Deus que confere a todos os seres a sua natureza e os torna um reflexo d’Ele: “DEUS REALIZA TUDO, EM TODOS.” (1 Coríntios 12, 6).Como o sol que projeta sua luz indistintamente sobre todos, Deus providencia a todos a possibilidade da salvação. Aqueles que a repelem, o fazem por sua própria vontade, desprezando o auxílio divino, conforme ensina a Escritura: “porque repelem meus conselhos com desprezo às minhas exortações;’ (Provérbios 1, 30) Por conseguinte, desprezar estes preceitos é desprezar não a um homem, mas a Deus, que nos deu o seu Espírito Santo. (I Tessalonicenses 4, 8)1.
Contudo, sabendo Deus desde a eternidade que o gênero humano se perderia, Ele elegeu alguns para lhes garantir a salvação de modo seguro e infalível. Esta escolha é motivada por uma missão especial de serviço a Ele e ao próximo.
A eleição de uns em detrimento de outros é uma escolha Divina, pautada no mistério da Justiça que reside em Deus, e não no mérito do predestinado. Deus, de antemão, amou mais a uns, como Jacó, a Virgem Maria, Jeremias, Lázaro e João. E, aos que assim amou, Ele os elegeu e predestinou de modo especial:
"ALIÁS, SABEMOS QUE TODAS AS COISAS CONCORREM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS, DAQUELES QUE SÃO ELEITOS, SEGUNDO OS SEUS DESIGNOS. OS QUE ELE DISTINGUIU DE ANTEMÃO, TAMBÉM OS PREDESTINOU PARA SEREM CONFORMES À IMAGEM DE SEU FILHO... E AOS QUE PREDESTINOU, TAMBÉM OS CHAMOU; E AOS QUE CHAMOU, TAMBÉM OS JUSTIFICOU; E AOS QUE JUSTIFICOU, TAMBÉM OS GLORIFICOU." (Romanos 8, 28-30)
O modelo e a causa de nossa predestinação é a Predestinação gratuita de Cristo em Sua humanidade, que nos mereceu todos os efeitos, gerais e especiais, da eleição. A Virgem Maria é o exemplo máximo desta eleição, pois foi escolhida e preparada para o Filho antes de todos os séculos:
"Deus, desde o princípio e antes de todos os séculos, escolheu e preparou para seu Filho unigênito, a Mãe pela qual haveria de nascer... amou-a mais que todas as criaturas e com amor tal, que colocou nela, de modo especial, todas as suas complacências..." (Bula Ineffabilis Deus. Papa Pio IX, 1854)
Como afirma Santo Tomás de Aquino, a predestinação é a ordem pela qual Deus nos conduz à glória, sendo um ato de Sua Vontade Misericordiosa.
1 Provérbios 1, 30; I Tessalonicenses 4, 8. 2 Romanos 8, 28-30. 3 AQUINO, Tomás. Suma Teológica. IIIª, q. 24, a. 4. 4 Papa Pio IX. Bula Ineffabilis Deus, 1854.