2 min de leitura

1. O Caminho da Graça: Os Sacramentos e a Nossa Fragilidade

Os seres humanos não são agentes estáticos em suas opiniões, hábitos e atos. São movidos por influências externas e experiências passadas (traumas, paixões, desilusões) que alteram nossa razão e inflamam nossa sensibilidade, tornando-nos volúveis. O ato humano é o resultado dessa vivência, onde o agente opta livremente por ser ou não ser. Essa vulnerabilidade se reflete na fé, que pode ser enfraquecida, negada, ou, inversamente, fortalecida. Ao reconhecermos e aceitarmos os auxílios divinos, resistimos às inclinações que nos afastam da fé e do Sumo Bem. É na perseverança que nos tornamos capazes de resistir aos obstáculos que nos separam de Deus: 

"CONSERVA O QUE TENS." (Apocalipse 3, 11)
"...CONSERVANDO A FÉ e a boa consciência que alguns desprezaram, e, por isso, fizeram NAUFRÁGIO NA FÉ.” (1 Timóteo 1, 19)

Uma vez que nos colocamos, voluntariamente, debaixo do domínio do pecado por prazeres destrutivos, não podemos nos libertar sozinhos. A escravidão adoece o escravo, retirando-lhe a força necessária para buscar a libertação. 


2. A Necessidade dos Meios de Graça

 Somos salvos pelo Sacrifício Gratuito de Cristo, o Cordeiro de Deus, imolado para satisfazer a Justiça Divina. No que consistem, então, os auxílios Divinos que emanam deste Sacrifício? Somos ligados a este sacrifício por Meios Sagrados, como os SACRAMENTOS, a CARIDADE, a PERSEVERANÇA, a OBEDIÊNCIA e a FIDELIDADEO Sacrifício de Cristo é a Causa Originária necessária e indispensável da Salvação. Os Meios ou Instrumentos que nos ligam a essa Causa tornam-se, por derivação, igualmente necessários

Assim como na ciência, o meio é indispensável ao fim, no âmbito da Revelação Sobrenatural, os Meios participam da Causa. Os Meios são necessários, não como Causa da salvação, mas como instrumentos pelos quais nos ligamos a essa CausaO Sacrifício de Cristo não se restringiu à Cruz, mas se estende a todos os Meios Instrumentais (Sacramentos e demais manifestações da Graça) que nos vinculam de forma direta, Divina e Sobrenatural ao Corpo Imolado na cruz.

Por isso, ensinou Santo Tomás de Aquino: 

A GRAÇA DE DEUS É CAUSA SUFICIENTE DA SALVAÇÃO HUMANA. MAS DEUS DÁ A GRAÇA AOS HOMENS, SEGUNDO O MODO QUE LHES É PECULIAR. POR ISSO, SÃO OS SACRAMENTOS NECESSÁRIOS PARA CONSEGUIR A GRAÇA.” (Suma Teológica Q 61, art. 1º, Dos Sacramentos em Geral)

Por esta razão, por exemplo, que o Batismo se faz necessário à salvação, pois em sua Natureza Misteriosa é uma das formas seguras de acesso ao Sacrifício do Cordeiro, conforme está Escrito na Bíblia, o Livro da Igreja: 

"Aquele que crer e for batizado será salvo (S. Marcos 16, 16)"
Ou ignorais que todos os que FOMOS BATIZADOS EM JESUS CRISTO, fomos batizados NA SUA MORTE? (Romanos 6, 3)"



Comentários
* O e-mail não será publicado no site.