R: Porque a prática (realidade) é sempre superior à mera intenção (ideia). Nossa história é construída sobre nossas ações, não sobre a nossa vontade ou pensamento. Ideias, pensamentos e vontades só têm valor quando traduzidos em ação. Deus medirá e julgará a fé pela maneira como a demonstramos em atitudes concretas: "Que aproveita alguém dizer que tem fé e não tiver obras? ESSA FÉ PODERÁ SALVÁ-LO? A FÉ, SE NÃO TIVER OBRAS, É MORTA. Tens fé e eu tenho obras. Então mostra-me a tua fé sem tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras." (São Tiago 2, 14-17) Crer é confiar a ponto de agir de acordo com o que se crê. A falta de atitude de justiça ou fraternidade nega a crença: "Quem NÃO CUIDA DOS SEUS, principalmente, os da própria casa, NEGOU A FÉ, e é pior que um incrédulo." (1 Timóteo 5, 8)
R: O fim da nossa jornada é o reencontro com Deus. E como Deus é Amor (1 São João 4, 8), quem não ama, não O conhece e não pode andar com Ele. Por isso, a Lei Maior é o amor a Deus e ao próximo. Amar a Deus no próximo se manifesta nas boas ações, que são a virtude da Caridade (O AMOR PLENO E PERFEITO). Nela se fazem presentes a fraternidade, a partilha, a compaixão, o desapego à cobiça, a tolerância e o perdão. Fazer o bem é o amor que cuida por si mesmo, independente de afinidade, reciprocidade ou ganho. Se não amamos o próximo, não amamos a Deus, pois no próximo está a Sua imagem visível: "Sabemos que FOMOS TIRADOS DA MORTE PARA A VIDA PORQUE AMAMOS NOSSOS IRMÃOS. QUEM NÃO AMA PERMANECE NA MORTE." (1 São João 3, 14) Quem ama a imagem, honra o Modelo.
R: Sim. Valores como o perdão, a compaixão, o diálogo, a tolerância e a fraternidade — a união de todos para o bem comum — são indispensáveis à vida da fé e só existem na Caridade. A bondade, que provém da fé viva, é o que nos une na fraternidade universal, independentemente de raça, classe social ou orientação. Quem tem amor perfeito manifesta boas ações para com o próximo, e quem manifesta boas ações para com o próximo, evidencia a fé, ainda que nunca tenha ouvido falar em Deus. Esta fé, que opera pela caridade, é o caminho de salvação.