PROFECIAS: EVENTOS RAROS OU COMUNS?

PROFECIAS ACONTECEM A TODO INSTANTE? 

R: Não. É raríssima, porque é algo extraordinário, não pertencendo a nossa vontade, e tal como os milagres, não ocorre a todo instante só pela vaidade de alguém que deseja se exibir ou demonstrar uma falsa intimidade com Deus: 

O INTELECTO NÃO TEM A LUZ PROFÉTICA DE FORMA PERMANENTE, POIS, DO CONTRÁRIO, O PROFETA TERIA A ESCOLHA DE PROFETIZAR, O QUE EVIDENTEMENTE NÃO TEM.’ (Aquino. Santo Tomás, SUMA TEOLÓGICA. Livro IIa IIae Questão 171, art. 2°)

 Assim é, para que não seja usada ao bel prazer ou que dela se faça comércio. Surge quando Deus quer, se quiser, e sempre no propósito da salvação da Igreja. Não é dom para todos, mas para os poucos, escolhidos especialmente por Deus para esse propósito:1 

“(…) A UM É DADO REALIZAR um é dada a operação de maravilhas; e ao outro a profecia;” (1 Coríntios 12:10) 

Saber o futuro é poder exclusivo de Deus. Buscar desenfreadamente a condição de ‘profeta’ pode ser traço de ‘autolatria’, no desejo de ter o conhecimento Divino sobre o futuro para se antecipar aos acontecimentos, na tentativa de interferir neles em proveito próprio.

 A necessidade de saber o futuro é deficiência da fé que não confia totalmente em Deus para se colocar e descansar em suas mãos. 


 1 CATECISMO - P81.1. §2004 Entre as graças especiais, convém mencionar as graças de estado, que acompanham o exercício das responsabilidades da vida cristã e dos ministérios no seio da Igreja: Tendo, porém, dons diferentes, segundo a graça que nos foi dada, aquele que tem o dom da profecia, que o exerça segundo a proporção de nossa fé; aquele que tem o dom do serviço, que o exerça servindo; quem tem o dom do ensino, ensinando; quem tem o dom da exortação, exortando. Aquele que distribui seus bens, que o faça com simplicidade; aquele que preside, com diligência; aquele que exerce misericórdia, com alegria (Rm 12,6-8).